Megacarreta com 123 metros e 850 toneladas para às margens da Fernão Dias e aguarda reparo para retomar viagem; entenda
18/10/2025
(Foto: Reprodução) Trânsito segue normal após carreta ser estacionada para manutenção fora da Fernão Dias
Parada às margens da rodovia Fernão Dias (BR-381), desde terça-feira (14), após apresentar problemas mecânicos, em Camanducaia (MG), a megacarreta que transporta uma peça industrial gigante aguarda por reparos para poder retomar a viagem.
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Entre segunda (13) e terça-feira (14), o veículo ficou mais de 24 horas parado, bloqueando totalmente a pista sentido Belo Horizonte. Somente após a retirada da carreta da via, o trânsito foi normalizado.
De acordo com um funcionário responsável pela manutenção, ocorreu a quebra de uma peça chamada estirante, que oferece suporte às laterais do veículo (veja vídeo acima).
Segundo a concessionária Arteris Fernão Dias, a carreta está posicionada no km 916, sentido Belo Horizonte (pista Sul). Uma equipe especializada, contratada pela empresa responsável pela carga, realiza o reparo, mas a volta da circulação do veículo pela rodovia segue sem definição.
Megacarreta com 123 metros de comprimento e pesando 850 toneladas transporta carga especial pela Rodovia Fernão Dias
Reprodução EPTV
Do tamanho de um prédio de 30 andares
A carreta tem 123 metros de comprimento por 7,3 metros de largura e pesa 850 toneladas. Ela saiu de Arujá (SP), em 9 de outubro, carregando um sistema de moagem industrial com destino à fábrica da Votorantim Cimentos, em Edealina (GO). A viagem deve durar mais de dois meses.
O veículo possui 44 eixos e 264 pneus. Para efeito de comparação, a sua extensão equivale a um prédio de 30 andares deitado.
Devido ao seu tamanho, a carreta só consegue trafegar por grandes rodovias e, por isso, fará um percurso de cerca de 1,2 mil quilômetros (veja abaixo). Durante seu trajeto na Fernão Dias, ela ocupa duas pistas.
A princípio, o planejamento da Arteris era de que o comboio deixasse a região até 20 de outubro, quando chegasse ao município de Perdões (MG) e seguisse viagem por outra estrada rumo a Goiás.
Megacarreta com peça industrial gigante vai trafegar cerca de 1,2 mil quilômetros em uma viagem de mais de 2 meses
Reprodução EPTV
Há regras específicas para esse tipo de deslocamento. O comboio viaja a uma velocidade média de 30 km/h por pequenos trechos todos os dias e com paradas programadas.
Durante o trajeto, a carreta utiliza as vias laterais das praças de pedágio, dimensionadas para o transporte de grandes proporções.
"O veículo só pode circular durante o dia, por ultrapassar os limites de altura, largura e comprimento permitidos para tráfego noturno”, explica o coordenador de operações da Arteris, Artur Batista.
Megacarreta com 123 metros de comprimento e pesando 850 toneladas transporta carga especial pela Rodovia Fernão Dias
Reprodução EPTV
O transporte tem Autorização Especial de Trânsito (AET) do DNIT e acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária.
A previsão é que a carga chegasse ao seu destino na segunda quinzena de dezembro, mas após a parada inesperada, ainda não há previsão.
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Problemas mecânicos e lentidão no trânsito
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Reprodução EPTV
A passagem da carreta gigante pela Fernão Dias está sendo marcada por problemas e transtornos no trânsito.
Somente no trecho de pouco mais de 30 quilômetros que trafegou pelo Sul de Minas, o comboio apresentou pelo menos quatro panes mecânicas e provocou congestionamentos de até 15 quilômetros, especialmente em trechos de serra.
A pior ocorrência aconteceu entre segunda (13) e terça-feira (14). O veículo ficou mais de 24 horas parado no km 917, em Camanducaia, bloqueando totalmente a pista sentido Belo Horizonte.
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Milton Guimarães/EPTV
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