Jerônimo Rodrigues se torna primeiro governador da Bahia a receber título de Doutor Honoris Causa pela Uesc
08/12/2025
(Foto: Reprodução) Jerônimo Rodrigues se torna primeiro governador da Bahia a receber título de Doutor Honoris Causa pela Uesc
Governo da Bahia
Jerônimo Rodrigues se tornou o primeiro governador da Bahia, em exercício da função, a receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A homenagem aconteceu na sexta-feira (5), durante o evento que comemorou 34 anos de estadualização.
A sessão solene especial realizada pelo Conselho Universitário (Consu) celebrou a trajetória da universidade e reconheceu personalidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da Bahia e do país.
O Consu aprovou a concessão da honraria ao governador durante sessão especial realizada em fevereiro de 2025. O título reconhece e atesta a atuação de Jerônimo Rodrigues no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao benefício da sociedade, especialmente na área da educação, com foco no fortalecimento do ensino superior no estado.
“Eu saio daqui doutor, mas com uma responsabilidade ainda maior: fortalecer a educação baiana em parceria com os municípios, avançar na alfabetização, cuidar do ensino fundamental, cumprir nosso papel no ensino médio e seguir fortalecendo a educação superior”, afirmou o homenageado.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Título Doutor Honoris Causa
Jerônimo Rodrigues se torna primeiro governador da Bahia a receber título de Doutor Honoris Causa pela Uesc
Governo da Bahia
A honraria é a mais alta concedida pela instituição e reconhece personalidades que contribuem de forma marcante para a sociedade, seja na área acadêmica, científica, cultural ou social.
O reitor Alessandro Santana destacou que o momento simboliza não apenas o reconhecimento ao governador, mas também o compromisso da Uesc com valores humanísticos, científicos e democráticos.
Estadualização
Em 1991, o Governo da Bahia incorporou a antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) ao sistema público de educação, por meio da Lei nº 6.344, de 5 de dezembro daquele ano.
Atualmente, a Uesc atende 9,5 mil estudantes e conta com 819 professores na docência de 30 cursos de graduação. A universidade mantém 37 programas de pós-graduação, entre especializações, mestrados e doutorados, todos distribuídos em um único campus, consolidando-se como um polo de conhecimento, pesquisa e inovação para a região sul da Bahia.
LEIA TAMBÉM:
Pagamento de gratificação de estímulo ao aperfeiçoamento de professores e coordenadores pedagógicas da Bahia é aprovado
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻