Israel bombardeia alvos na capital da Síria; 5 pessoas morreram
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Israel bombardeia capital da Síria
Israel bombardeou nesta quarta-feira (16) alvos na capital da Síria, Damasco. Cinco pessoas morreram.
Ao vivo, na TV estatal síria, o momento do bombardeio. O ataque atingiu parte do Ministério da Defesa, perto do Palácio Presidencial. O primeiro-ministro israelense disse que o objetivo da operação é conter a violência no sul da Síria.
“Nossos militares estão agindo para proteger nossos irmãos drusos”, declarou Netanyahu.
Sueida é uma cidade a cerca de 100 km da capital, Damasco, e bem próxima da fronteira com Israel. A população é de maioria drusa, uma comunidade étnica e religiosa que também vive nas Colinas de Golã - ocupadas por Israel desde a Guerra de 1967.
Desde domingo (13), mais de 300 pessoas morreram em conflitos entre milícias drusas e grupos armados beduínos. E os combates só fizeram se intensificar com o envio de tropas pelo governo de Damasco. Esse conflito demonstra a dificuldade que o novo governo enfrenta para controlar o território sírio.
São sete meses desde a queda do ditador Bashar al-Assad e a ascensão de um novo governo interino, formado por um grupo que já foi classificado como terrorista. Vários países, como o Reino Unido, tentam agora resgatar as relações com o país.
O governo sírio chegou a anunciar um cessar-fogo em Sueida, mas lideranças drusas dizem que os ataques das Forças Armadas e dos beduínos continuam.
Israel bombardeia alvos na capital da Síria; 5 pessoas morreram
Reprodução
LEIA TAMBÉM
Israel bombardeia Ministério da Defesa da Síria; VÍDEO mostra ataque
Israel ataca Damasco, na Síria, em nova frente de conflito no Oriente Médio